O valor de um time perante ao desafio!

A muito tempo que eu tenho tentado manter o blog, os posts ficam sempre incompletos, não por falta do que dizer mas por falta de como dizer e como atingir o que eu quero com ele. Mas esse post é de extrema importância, por isso decidi termina-lo e coloca-lo como o primeiro post do meu recém reformulado blog.

Sempre temos a oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis, talentos(Apesar de não concordar com talento) natos, programadores com incríveis habilidades de desenvolvimento e auto aperfeiçoamento, mas dai encontrar todo um time com esses valores, até então era algo bem distante.

Tenho tido a oportunidade de integrar um time maravilho na ISPM, nesses um pouco mais de um ano tenho tido com eles oportunidades incríveis de evoluir e me auto conhecer, tenho visto valores que antes só ouvia falar em eventos de
ágil
,
lean
e outras metodologias modernas. Tenho notado que um time equilibrado e disposto tem um valor muito grande quando posto frente a frente com um desafio e temos mostrados que somos esse time.

Quando comecei a entender
Scrum
,
Kanban
e a absorver suas essências, achava lindo a forma como ficava fácil gerir o tempo, tarefas e como era mais tranquilo trabalhar, mas ainda não tinha a ideia do valor mais importante do Scrum, o valor que deu origem ao nome.

"Um time é tão forte quanto seu integrante mais fraco!"

Não importa o quanto você sabe de Python, Django ou qualquer outra tecnologia ou técnica, se você não tem capacidade de dividir e absorver com o time e para o time, de nada adianta ser um Sênior, master pica fodegoso.

Em nosso dia-a-dia aqui na empresa, tenho presenciado desafio a desafio caírem sobre terra, quando entramos em uma Sprint, entramos com amor, energia e aquele ar de , estamos todos de braços unidos e todos estão de frente com o problema, não existe bode expiatório, não existe vitimas, estamos todos por um, e ao passo em que ficamos mais íntimos, amigos, mas fácil se tornam esses desafios e mais desafios buscamos.

Tenho visto que não preciso abraçar o mundo, quando tenho algo em minhas habilidades que deixa a desejar, tem sempre um que levanta a bandeira e vem da uma força, "Aqui é por amor" - Essa é a frase acima do nosso "burn down" e ela fica lá, entra "Sprint", sai "Sprint", para reforçar nossos sentimos com a empresa e com os nossos clientes.

Não estamos aqui para escrever código, não estamos aqui para mostrar que uma framework funciona melhor que a outra, estamos aqui por amor ao que fazemos, por amor aos que estão conosco, para dar solução a problemas que nos intrigam.

Entrei na ISPM a um tempo, sou um dos mais novos, mas já trago em meu DNA os valores que me foram passado, e pretendo com esse blog repassar esse valor para outras pessoas que se interessam por pessoas ao invés de software.

Estarei aqui pelo amor as pessoas, por amor ao time e não pelo amor a tecnologia.